terça-feira, 29 de setembro de 2009

Alice!!!

Alice é um-programa que possibilita criar ambientes virtuais partir de objetos em 3D. Logo que você instala o programa, uma janela de tutorias inicia-se e te ajuda a entender a interface, e o que encontrará nela. São cinco áreas envolvidas Durante o processo de criação, em que você edita os movimentos, visualiza e etc.

Ao abrir o programa me deparou com uma interface diferente do usual, pensei em sair fuçando para aprender a mexer, mas achei melhor clicar nos tutoriais que me foram apresentados. De forma prática segui todos os tutoriais que explicavam tudo passo a passo, o primeiro tutorial ensinava a fazer o personagem 3D a se mexer, o segundo a criar novos movimentos, o terceiro a colocar botões e clicks e finalmente o último a inserir personagens, objetos e paisagens.

Através do Alice o usuário é capaz de criar ambientes virtuais em 3D para contar histórias, criar um jogo simples, animações, etc. O compromisso do programa é com a interatividade, o propósito dele é garantir uma interface visualmente simples e fácil de usar de modo a facilitar o uso da ferramenta e, consequentemente, da aprendizagem.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

Realidade Aumentada:

Você se lembra de como era o comunicador de Jornada nas Strelas? Era um holograma onde era possível conversar com outra pessoa, enxergado metade do corpo ou o corpo inteiro, como se a pessoa estivesse ali no local, porem em tamanho menor, como um bonequinho.
Na realidade aumentada podemos visualizar esta sena de Jornada nas Strelas. Pois há uma inserção de objetos virtuais no ambiente físico. É claro que isso é possível devido apoio de alguns dispositivos tecnológicos que usam a interface do ambiente real e é adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.

Realidade virtual:

Um ambiente virtual que com ajuda da interface avançada, tridimensional (3D), realizar maior interação com o usuário. Onde se navega (internet) ou joga um game com maior interação.
Um exemplo de realidade virtual é o jogo The Sim. Pois no jogo o usuário está imerso em um ambiente 3D e possui uma interação maior, que é possível devido à facilidade que o gráfico 3D tem em prender a atenção do usuário.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

HOLODECK

HOLODECK é um espaço de criação, com uma estrutura Virtual, onde existe a possibilidade de projetar, histórias, cujos seus personagens ganham dimensões, podendo até mesmo levar os usários a crença de que estam proximos da realidade.O holodeck é um espaço de possibilidade para explorarmos o imáginario e até mesmo a comunicação.Sua idéia é explorada nos filmes de ficção e livros.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

The SIMS Jogo e Simulador

A melhor definição de simulador que encontrei é s de Pazin Filho A, Scarpelini S. em seu livro Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto) 2007; 40 (2) : 162-6. Que descreve a simulação como “… técnica de ensino que se fundamenta em princípios do ensino baseado em tarefas e se utiliza da reprodução parcial ou total destas tarefas em um modelo artificial, conceituado como simulador. Sua aplicação é relacionada, em geral, à atividades práticas, que envolvam habilidades manuais ou decisões.” Partindo de sua consideração podemos considerar que quando o the Sims pode ser utilizado com finalidade de análise do comportamento dos jogadores, sua visão de mundo, sua forma de organizar a sociedade princípios e valores preponderantes, principalmente a possibilidade de cogitar fatos, reações em diferentes ambientes e com diferentes implicações.

“Na verdade, fizemos com que as pessoas fossem bastante burras [e] os objetos e o ambiente bastante inteligentes”, explica Wright (2001).

Tomando essa perspectiva de que o jogador está como senhor onipotente manipulando personagens seus comportamentos e suas vidas podemos considerá-lo como simulador.

Considerando a definição de jogo:

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e dealegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana (1993,p. 33).Pensando na possibilidade de entretenimento que oThe Sims possibilita que o usuário brinque com aspectos da vida real, estabelecendo situações inusitadas para fatos da vida real.