A melhor definição de simulador que encontrei é s de Pazin Filho A, Scarpelini S. em seu livro Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto) 2007; 40 (2) : 162-6. Que descreve a simulação como “… técnica de ensino que se fundamenta em princípios do ensino baseado em tarefas e se utiliza da reprodução parcial ou total destas tarefas em um modelo artificial, conceituado como simulador. Sua aplicação é relacionada, em geral, à atividades práticas, que envolvam habilidades manuais ou decisões.” Partindo de sua consideração podemos considerar que quando o the Sims pode ser utilizado com finalidade de análise do comportamento dos jogadores, sua visão de mundo, sua forma de organizar a sociedade princípios e valores preponderantes, principalmente a possibilidade de cogitar fatos, reações em diferentes ambientes e com diferentes implicações.
“Na verdade, fizemos com que as pessoas fossem bastante burras [e] os objetos e o ambiente bastante inteligentes”, explica Wright (2001).
Tomando essa perspectiva de que o jogador está como senhor onipotente manipulando personagens seus comportamentos e suas vidas podemos considerá-lo como simulador.
Considerando a definição de jogo:
O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e dealegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana (1993,p. 33).Pensando na possibilidade de entretenimento que oThe Sims possibilita que o usuário brinque com aspectos da vida real, estabelecendo situações inusitadas para fatos da vida real.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
